logo

CERIMONIAL  UNIVERSITÁRIO

DUVIDAS

“...o cerimonial é um conjunto de formalidades específicas de um ato público, dispostas numa ordem sequencial, que envolve a utilização de indumentária própria, a ordem de precedência a ser observada com seus elementos signicos e o cumprimento de um ritual...”

(VIANA, Flávio Benedicto. Universidade: protocolo, rito e cerimonial. São Paulo,Lúmen, 1998)

 

                Cerimonial é uma palavra que ouvimos ou lemos com frequência nos dias de hoje.  Porém poucos sabem seu verdadeiro significado e principalmente conhecem a atividade profissional derivada desta palavra.

O cerimonial existe desde a antiguidade e suas características e importância variavam de povo para povo, de época para época. Basta consultarmos livros de história para sabermos como aconteciam as solenidades civis, militares, religiosas no Egito, Grécia, Roma, entre outras, na idade média e nos tempos modernos e contemporâneos.

                  Devemos evitar também uma confusão atualmente frequente: “cerimonial não é organização de eventos ou de festas ou banquetes e nem etiqueta, que é mais uma correta postura social e profissional”.

                Cerimonial é o conjunto de formalidades, regras e normas, a serem seguidas na organização de uma cerimônia oficial, em especial, definindo a sua sequência lógica e regulando os diversos atos que compõe. É o conjunto de procedimentos a serem observados em atos solenes ou festas públicas.

Essas normas ou regras orientam e disciplinam o comportamento e a postura das autoridades, personalidades ou participantes em geral dos eventos ou acontecimentos, de ordem oficial ou não.

                Desde a antiguidade até os dias atuais podemos classificar como modalidades: cerimonial diplomático, militar, religioso, esportivo, etc., que derivam e são disciplinados rigorosamente por disposições legais, oficiais ou tradicionais.

                Considerando também o chamado "cerimonial político" que embora respeitando e seguindo as determinações legais é flexível procurando atender o "momento e interesse político" dos eventos e acontecimentos e dos seus participantes.

 

Leia Mais
®Ray Garbelotti 2015